quarta-feira, 25 de maio de 2011

MUDE....

O PROFESSOR PERANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS.

O professor perante as novas tecnologias.

A tecnologia tem um papel fundamental na articulação de novos conhecimentos, é preciso que o educador saiba como lidar hoje em dia com um micro computador  pois  a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos o seu uso. No entanto a utilização das novas tecnologias por parte dos professores, pode-lhes permitir preparar aulas muito mais motivadoras e dinâmicas para os alunos.
O professor do futuro terá que ser capaz de acompanhar o aluno na utilização deste instrumento, normalmente tão familiar ao aluno, onde levantarão hipóteses e resolverão problemas, o que temos que fazer é nos adequar há essas novas tecnologias, pois tendo um domínio conseguiremos ensinar e ditar novas regras dentro das tecnologias que forem criadas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

AS MAMÃES....S2

O Uso das Tecnologias nas Escolas.


Sem duvida o uso das tecnologias nas escolas vem aumentando cada vez mais, eles estão presentes em todas as áreas de ensino e se expandem numa velocidade ainda maior.
Enquanto educadores, temos que nos atualizar, ir em busca de como incluir a tecnologia em nossas praticas de ensino para podermos trazer aos nossos alunos diferentes formas de aprendizado, fazendo com que eles venham a evoluir a cada etapa avançada.
A tecnologia que hoje está presente em nosso convívio ajuda o aluno a receber mais conhecimento, o aluno aprende usando a tecnologia como ferramenta que apóia no processo de aprendizagem e construção de conhecimento.
A informática deve habilitar visando um desenvolvimento integral do individuo, as relações entre homem, trabalho, depende de uma transformação de todos os tipos, a escrita, a leitura, a visão, audição são uma aprendizagem capturada por uma informação cada vez mais avançada, é um direito do aluno nas escolas tanto publicas como particulares usufruir de uma alfabetização tecnológica, o computador deve estar inscrito em atividades essenciais e nesse sentido, a informática na escola passa a fazer parte de questões ligadas a cidadania.
 Ao avaliar um individuo em sala de aula podemos usufruir da tecnologia nas questões do trabalho de movimento como musica, por exemplo, com vídeos que nos traga algum conhecimento sobre determinado assunto, com acesso a computadores para pesquisas, embora muitas escola ainda não tem muito acesso a salas de informática mas o  crescimento daqui pra frente será sempre maior. Usufruindo da tecnologia para um bom aprendizado e construção de conhecimento a nossos alunos, estaremos sempre ajudando e aperfeiçoando o conhecimento de todos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ATIVIDADE 5
Navegando entre os blogs.

Oforino (2005) nos alerta que, ao conseguirmos tal integração, estaremos obtendo muitos avanços efetivos na construção de um a pedagogia critica. A autora destaca que, ao atingirmos esta, alcançamos:
_ A construção de identidades individuais para além da questão das classes sociais, a partir da potencialização da memória social;
_ A promoção de uma escola democrática e participativa; ganho de terreno na direção de uma concepção mais transdisciplinar da aprendizagem;
_ E finalmente, a ampliação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no que concerne principalmente aos direitos de acesso a cultura, de cuidado e de proteção, de provisão e de participação.

A importância que a internet hoje nos trás, é de muita valia, pois, pesquisamos através dela e conseguimos muitas coisas, sem duvida o uso das tecnologias nas escolas, aumentam cada vez mais, estas estão presentes em todas as áreas e o professor tem que saber passar informações e saber articular com os alunos. As vezes, levamos tempo pra dominá-las, mas praticando é que se aprende.
Visitando alguns blgs pude perceber como é fácil conseguir conhecimento para determinados assuntos, e tão bom quando podemos ter essa disponibilidade de conteúdos e facilidade para poder estudá-los, podendo interagir com outras pessoas e dar opiniões sobre esses assuntos, isso nos ajuda na diversidade pedagógica e nos torna mais criativos perante nossas atividades.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SÃO LOURENÇO DO OESTE
CURSO: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL – PROINFO –
CURSISTAS:
LOURDES HELENA GALEAZZI
ISETE MENEGGETTI TEIXEIRA
FRANCIELI FERREIRA
DANIELA  TEIXEIRA

PROJETO

TEMA GERADOR: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

TEMA FOCO: USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (03 a 05 anos)

PROBLEMATIZAÇÃO:  Considerando o Centro de Educação Infantil  um local privilegiado para o desenvolvimento integral das crianças e buscando acompanhar as necessidades atuais da sociedade,  entendemos que a introdução das tecnologias pode potencializar o processo de construção do conhecimento colaborando com a construção da cidadania dos mesmos. Para tanto, precisamos pensar formas adequadas de efetivar o acesso às tecnologias a nossas crianças, desde a educação infantil (03 a 05 anos), de forma crítica e responsável. Como construir uma Proposta Pedagógica de inclusão da informática no CEIM e quais as estratégias viáveis, que envolvam os pequenos educando instigando sua curiosidade, mediando o acesso aos bens culturais da humanidade de forma dinâmica e crítica?
JUSTIFICATIVA: A sociedade atual vem evoluindo rapidamente e o domínio das tecnologias são essenciais para promover a inserção dos sujeitos ao mundo da informação. Os recursos tecnológicos, dentre eles os computadores, se  utilizados adequadamente no contexto educativo, podem    desenvolver   habilidades nos educandos auxiliando-os a  aprenderem mais e melhor, preparando-os para atuarem na sociedade tecnológica contemporânea com autonomia. Desta forma, nós educadores, precisamos promover a reflexão e  buscar informações construindo uma proposta de trabalho séria para nortear a utilização da informática na Educação Infantil.

OBJETIVOS:
·         Construir uma proposta de utilização viável  de informática para crianças de 03 a 05 anos de idade.
·         Pesquisar sites que indiquem sugestões de atividades para trabalhar com as crianças de forma prazerosa e educativa.

AVALIAÇÃO: Diante do construído, avaliaremos a proposta com os demais professores, discutindo a viabilidade de aplicação na Educação Infantil.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O uso das tecnologias na Educação Infantil, por vezes é desconsiderado e grande parte das propostas educativas das instituições ainda não oferece a informática como recurso de aprendizagem.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 1998 já citam a utilização das tecnologias na Educação Infantil.
Conforme Gallo (2002):
“Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia (Parecer CEB022/98, MEC).”

Desde então, admite-se que a tecnologia deve fazer parte do cotidiano das escolas que atendem a faixa etária de 0 a 5 anos, a Educação Infantil.
Conforme o parecer CNE/CBE nº 20/2009, aprovado em 11 de novembro de 2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, em seu artigo 9°, que fala das experiências que as crianças devem ter na Educação Infantil e que, precisam ser garantidas nas Propostas Pedagógicas das instituições, é preciso que elas: “XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.” Tornando clara a necessidade das instituições educativas se atualizarem e propiciar uma educação de qualidade que incorpore o uso correto dos recursos midiáticos desde a mais tenra idade.
A grande preocupação é como utilizar estes recursos tecnológicos  com uma visão construtivista, que auxilie os educandos a construírem seus conhecimentos de forma ativa para que se tornem pensantes, criativos, pesquisadores. O grande desafio é utilizar os computadores  para que eles possam  aprender brincando, não permitir que se torne uma ferramenta de alienação ou entretenimento fútil.
O professor deve assumir a postura de criar condições de aprendizagem aos seus alunos, onde atuará como mediador e orientador. Para tanto, precisa ter formação permanente e planejar situações desafiadoras conforme o nível de cada turma.
Ao utilizar o computador na educação infantil como ferramenta pedagógica, o professor precisa  propiciar situações em que a criança investigue, levante hipóteses, interaja e  construa seus conhecimentos de forma dinâmica, caso contrário, essa ferramenta poderá tornar-se mais uma forma de repassar conteúdos e informações, o que não contribuirá para torná-los cidadãos autônomos e pensantes, ao contrário, servirá para a dominação.
Tendo a responsabilidade de pensar em uma proposta viável que atenda às necessidades das crianças e que possa ser bem direcionada pelos profissionais pesquisamos algumas possibilidades em sites disponíveis na mídia.

SUGESTÕES PARA TRABALHAR:
1)    Sistema operacional EDUBUNTU, que é voltado totalmente para a educação.
 O que é?:
“O Edubuntu é um sistema operacional da família Ubuntu que, como seu próprio nome diz, é voltado para a área educacional. O objetivo da distribuição é se tornar uma alternativa gratuita e fácil de utilizar para crianças, adolescentes e professores, sem todas as complicações de aprendizado de outros sistemas operacionais. Não é só no aspecto de interface que o Edubuntu se volta para a educação – a distribuição conta com diversos jogos educacionais voltados para crianças em fase de alfabetização, uma lista dos melhores programas educacionais gratuitos disponíveis no mercado e ferramentas para professores gerenciarem notas e atividades.” (BAIXAKI)

2)    Sistema Operacional ACTIV INSPIRE –
O que é? É o Software de autoria da Lousa Interativa:
“Foi desenvolvido por uma equipe pedagógica especializada e possibilita diferentes metodologias de ensino e estilos de aprendizagem. Possui duas interfaces: o ActivPrimary para os alunos da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamentale o ActivStudio para os alunos dos anos subsequentes.” (POSITIVO)
Este software é utilizado pela “Positivo” e possibilita que o professor e os próprios alunos criem as atividades, esquemas, diagramas visuais e poderá ser utilizado para as mais diversas áreas do conhecimento, já que contem uma gama enorme de possibilidades para criação de objetos no flipchart, (seleção e manipulação de imagens). Com a lousa interativa que é composta de uma tela magnética que funciona em interação com um computador e o software de autoria da Activ Inspire é manipulado por meio de canetas especiais, sendo possível incorporar um grande número de mídias, incluindo sons, vídeos, atividades interativas e links para internet, que podem ser usados conforme a necessidade dos usuários. Este sistema de ensino é bastante dinâmico e atende às características de ensino que promove a construção da aprendizagem pela interação, preparando os sujeitos para atuarem na sociedade tecnológica contemporânea, com autonomia.
SITES EDUCATIVOS:
www.contandohistoria
www.1001 starsites kids
www.banca da carolina
www.brincando na rede
www.bugi gangue
www.cambitolândia
www.canal kids
www.castelo rá- tim –bum
www.divertudo

REFERÊNCIAS:
1)    GALLO, Simone Andrea D’Ávila. Informática na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo? 2000, in http://www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simoneandreagallot07.rtf
4)    POSITIVO, lousa Interativa – Material de Formação- Positivo Informática, Tecnologia Educacional, 2011.